Papiloma vírus humano

Vírus do Papiloma Humano (HPV), como ele é transmitido?

Você sabia que você poderia ter papilomavírus humano (HPV) e não saber? Estima-se que quatro em cada cinco pessoas (80%) já contraíram ou irão contrair em algum momento de suas vidas. Na maioria dos casos, não tem sintomas e desaparece espontaneamente, espontaneamente, às vezes cura, às vezes não.

Quando ela aparece, formando pequenas verrugas, é importante prestar atenção e consultar um médico, pois alguns tipos de HPV podem levar ao câncer.

O que é HPV?

O HPV é a doença sexualmente transmissível mais comum. Existem mais de 100 tipos, dos quais cerca de 40 afetam a área genital tanto de homens quanto de mulheres. Na maioria dos casos, a infecção é com um HPV de baixo risco que não está associado ao câncer. Lesões benignas (verrugas genitais ou condilomas) desaparecem espontaneamente e o doente pode nunca descobrir.

CLIQUE AQUI PARA PERGUNTAR AO SEU MÉDICO DE CLÍNICA GERAL

No entanto, algumas variantes são de alto risco e podem causar lesões pré-cancerosas que podem levar ao câncer de colo de útero, respondendo por 70% deles. Eles também podem causar outros cancros genitais menos comuns como os do pênis, vulva, ânus, boca e garganta.

Como é transmitido?

O HPV é transmitido sexualmente. Qualquer pessoa sexualmente ativa que tenha contato genital (mesmo sem penetração) com outra pessoa infectada com HPV pode ficar infectada. No caso das mulheres, estima-se que a maior probabilidade de infecção é nos primeiros anos de vida sexual, de modo que entre 20 e 30% das mulheres menores de 30 anos são portadoras de HPV. A porcentagem diminui progressivamente com a idade, para menos de 10% nas mulheres acima de 50 anos. No Brasil, 54,6% dos brasileiros entre 16 e 25 anos estão infectados. Do total dos casos confirmados, 38,4% das pessoas registraram um dos tipos mais perigosos de HPV, capaz de causar câncer.

Não são apenas as mulheres que correm risco de ter câncer de papiloma: 84% do câncer anal e suas lesões pré-cancerosas, e 47% do câncer peniano, estão relacionados à infecção por HPV.

Como posso saber se tenho HPV?

Casos de alto risco de HPV podem ser tratados antes de progredir para o câncer, portanto é essencial ter um teste Papanicolaou regular, que detecta mudanças no colo do útero e, ao mesmo tempo, pode ser testado especificamente para HPV.

Se for positivo, não se preocupe: você é um portador e precisará passar por testes mais específicos, como uma colposcopia e uma biópsia para confirmar o diagnóstico e definir com seu médico os próximos passos a serem tomados.

CLIQUE AQUI PARA PERGUNTAR AO SEU GP

No caso dos homens, o sintoma visível raramente aparece, o que torna difícil o diagnóstico. Elas são verrugas em forma de couve-flor na área genital.
Atualmente, não há tratamento para o HPV, portanto, a infecção deve ser eliminada pelo sistema imunológico. Lesões pré-cancerosas podem ser removidas ou destruídas por laser ou congelamento (crioterapia).

Pode ser evitado?

Há maneiras de prevenir a infecção:

  • Vacinação contra o vírus do papiloma humano: este é o método mais eficaz tanto para homens quanto para mulheres, e não tem efeitos colaterais, mas não cobre todos os tipos de HPV. Tanto meninas como meninos devem ser vacinados aos 11-12 anos de idade (e os adultos também podem ser vacinados).
  • Uso de camisinha: reduz o risco de pegar verrugas genitais e o próprio vírus.
Coisas a ter em mente

Há fatores que favorecem a eliminação do vírus:

  • Não fumar. O fumo diminui a capacidade do sistema imunológico de eliminar a infecção pelo vírus.
  • Contraceptivos orais. As mulheres que usam contraceptivos hormonais orais há muitos anos têm um risco maior de permanecer infectadas pelo vírus e de desenvolver lesões pré-malignas e câncer de colo de útero. Este risco diminui após a interrupção do tratamento. Em contraste, o DIU não aumenta o risco, e pode até reduzi-lo. Você deve consultar seu médico antes de tomar uma decisão e procurar o método adequado para você.
CLIQUE AQUI PARA PERGUNTAR AO SEU MÉDICO DE CLÍNICA GERAL

*Conteúdo validado pela equipe médica da mediQuo.

Precisa da ajuda de um profissional? Consulte no chat.

Consulte agora mediQuo

Você tem mais perguntas?

Resolva suas dúvidas imediatamente perguntando ao profissionais de saúde

Deixe uma resposta