mediquo Infecção, Infecção fungoso, micose, pele, saúde

Micose: causas, sintomas e tratamento

Todos nós já ouvimos falar de certas patologias como pé de atleta, pitiríase, candidíase, micose … que são infecções que afetam humanos. Eles são chamados de micose e existem diferentes tipos dependendo do agente que os causa.

O que é micose

As infecções fúngicas são causadas por fungos microscópicos encontrados na pele, mucosa e outras áreas do corpo humano. Algumas micoses são condições oportunistas que prosperam quando as defesas do sistema imunológico são reduzidas.

Os fungos habitam o corpo que normalmente não são perigosos, mas em certas ocasiões podem se reproduzir de forma anormal, dando origem a certas patologias.

Causas de micose

Um dos mais importantes é o contato de áreas do corpo com roupas, calçados e superfícies com muita umidade. Os fungos atacam a pele do corpo, o couro cabeludo e certos órgãos, como no caso da vagina de uma mulher.

A micose cutânea pode afetar quase qualquer pele do corpo, mas quase sempre se desenvolve em áreas quentes, úmidas e enrugadas. O aumento de hábitos que facilitam a propagação deste tipo de doença são: uso de piscinas comunitárias, ginásios ou instalações desportivas (com os seus consequentes duches), tratamentos medicamentosos prolongados com antibióticos ou corticosteróides, uso de detergentes agressivos que danificam a pele e um A maior incidência no número de doenças que afetam o sistema imunológico (AIDS, câncer, diabetes), pode ser algumas das causas que atualmente as doenças fúngicas localizadas na pele têm ganhado enorme importância no mundo da saúde.

Sintomas de micose

A micose se manifesta de maneiras diferentes dependendo da área corporal afetada. Assim, na pele, eles podem ser divididos em três tipos de sintomas:

  • Dermatofitose do corpo: Também chamada de micose corporal que causa manchas circulares com bordas vermelhas, coceira e supuração na área inflamada.
  • Dermatofitose do couro cabeludo: Também conhecida como micose do couro cabeludo. Isso leva à perda de cabelo em certas áreas, cabelos escamosos em alguns pontos com coceira.
  • Pé de atleta: Os sintomas são rachaduras na pele entre os dedos dos pés, dor, coceira e perda da integridade da pele (pele em carne viva). As unhas ficam descoloridas ao enfraquecer. Até a sola do pé pode ser afetada.

Na micose vaginal, podemos encontrar estes sintomas:

  • Comichão, irritação e ardor na vagina.
  • Inflamação da vulva com uma cor avermelhada.
  • Dor ao urinar e ao ter relações sexuais.
  • Corrimento vaginal viscoso, esbranquiçado e anormal.

Os seguintes sintomas são encontrados na candidíase oral:

  • Manchas brancas se formam na língua e no interior das bochechas, acompanhadas de mau hálito.
Tratamento

A primeira coisa a fazer é diagnosticar o tipo de micose pelo diagnóstico clínico, microbiológico (análise microscópica) da secreção ou com uma amostra da pele afetada.

Para combater a infecção fúngica, são prescritos medicamentos antifúngicos que duram de uma a três semanas até serem curados. Em casos graves, a administração oral é necessária. Para a pele e as unhas, os tratamentos podem ser aplicados diretamente nas áreas afetadas. Na candidíase, cremes e supositórios são necessários.

Em casos de febre, dor pélvica ou gravidez, é importante consultar um médico para controlar a doença.

Para prevenir micose, evite suor excessivo, de preferência use roupas largas de algodão, cuide da higiene pessoal (principalmente na candidíase vaginal, embora duchas vaginais devam ser evitadas).

*Conteúdo validado pela equipe médica mediQuo.

Têm dúvidas?

Consulte agora mediQuo

 

Você tem mais perguntas?

Resolva suas dúvidas imediatamente perguntando ao profissionais de saúde

2 comentarios

  1. Bélit no 3:16 pm

    Gostei do conteúdo 🙂 Queria saber mais, como faço?

    1. mediQuo no 8:47 am

      Olá Bélit. Consulte nossos consultores/médicos no chat. Baixe o aplicativo neste link https://bit.ly/2AXP9Dk, estamos esperando por você!

Deixe uma resposta