Apendicite, dor abdominal, operação, inchaço. Mediquo, seu amigo médico, conversa de médico. Medicina geral.

Apendicite? Chaves para diferenciá-lo

Você tem dores fortes no abdome e tem medo de que possa ser apendicite? Você não se lembra se o lado perigoso era o direito ou o esquerdo? Pode ser apenas cólica intestinal, mas se você precisar de mais pistas para decidir se vai ao pronto-socorro ou se preocupa com o que pode acontecer a partir de agora, aqui estão os sintomas típicos de apendicite e o que você pode esperar do tratamento.

Causas de apendicite

A apendicite é uma inflamação aguda do apêndice, uma pequena extensão em forma de dedo mínimo localizada no final do cólon, próximo ao local onde os intestinos grosso e delgado se encontram.

A apendicite geralmente aparece sem causa aparente e, de fato, a maioria dos casos é tratada e curada sem ser encontrada. Entre as causas conhecidas, está a obstrução por fragmentos de fezes compactas (fecalóides), ou parasitas intestinais, embora no Ocidente não seja muito comum. Em qualquer caso, a causa possível desaparece junto com o apêndice na mesa da sala de cirurgia.

É apendicite?

Ela pode se apresentar de maneiras diferentes, de modo que cada pessoa notará um conjunto diferente de sintomas. Sintomas leves podem ser notados por dias antes que a dor aguda apareça ou, inversamente, iniciem repentinamente e com intensidade.

Os sintomas típicos são:

  • Dor súbita e contínua no lado inferior direito do abdômen.
  • Dor repentina que começa na região do umbigo e pode ou não se mover em direção à região inferior direita.
  • Dor no abdômen que piora ao espirrar, tossir, caminhar ou fazer outros movimentos bruscos. Se a pressão for aplicada com a mão na área e ela for liberada repentinamente, a dor aumenta.
  • Náusea, vômito e diarreia.
  • Perda de apetite, muito comum em crianças.
  • Inchaço e rigidez no abdômen.
  • Febre.

Lembre-se de que, durante a gravidez, a dor pode ser sentida mais alto do que a área direita inferior típica, pois todo o intestino é deslocado.

O que pode acontecer se for apendicite?

Felizmente, a apendicite hoje raramente é um desafio médico e o tratamento cirúrgico é seguro e rápido.

Primeiro, se você for ao pronto-socorro e os médicos suspeitarem de apendicite, eles farão alguns exames para confirmar o diagnóstico. Um ultrassom abdominal geralmente é suficiente, permitindo que eles vejam o foco da inflamação. Eles também podem realizar um exame de sangue para avaliar a extensão da infecção, um raio-X ou um exame de urina para descartar outras lesões que podem confundir o diagnóstico. Durante este tempo, o paciente não deve comer ou beber nada, pois ele tem que estar em jejum se finalmente entrar na sala de cirurgia. Claro, eles vão lhe dar analgésicos intravenosos para que a espera não seja tão dolorosa. Se você tem dor abdominal, saiba que nem sempre é apendicite. Você pode ler as possíveis causas neste artigo.

A complicação mais comum da apendicite é a perfuração do abscesso, ou seja, o apêndice se rompe e seu conteúdo é despejado no abdome (peritonite). Isso pode levar a uma infecção generalizada que pode ser muito perigosa se não for tratada adequadamente.

Tratamento

Assim que for confirmado que é apendicite, é hora de tratá-la. Existem duas opções:

  1. Opere em poucas horas para remover o apêndice. É a forma mais comum de tratá-la.
  2. “Resfrie” a infecção com antibióticos e espere vários dias, ou mesmo semanas, para operar. Isso é feito quando a infecção é muito ativa, há risco de perfuração do abscesso ao toque ou em casos muito especiais em que a cirurgia imediata não é recomendada devido às circunstâncias do paciente.

Em todo caso, a retirada do apêndice, mais cedo ou mais tarde, é sempre necessária para cicatrizar completamente e evitar riscos.

A remoção do apêndice (apendicectomia é a palavra técnica) pode ser feita por meio de duas técnicas: laparoscopia ou cirurgia aberta. Na primeira, farão pequenas incisões por onde introduzirão uma pequena câmera e os instrumentos necessários. É a opção menos invasiva. A cirurgia aberta é a clássica, em que uma incisão alongada é feita para observar, limpar e remover o apêndice. A escolha do tipo de cirurgia dependerá das características de cada caso e da equipe médica.

Depois da operação

Após a apendicectomia, serão necessários os cuidados típicos para qualquer intervenção cirúrgica: repouso, cuidados com a cicatriz e analgésicos.

Além disso, será necessário tomar antibióticos por alguns dias para evitar que a infecção reapareça, fazer uma dieta leve e introduzir alimentos sólidos aos poucos. Em alguns casos é possível que o cirurgião deixe um dreno no local por alguns dias após a operação, para não acumular líquido e pus na área interna da intervenção.

Você precisa consultar um especialista? Consulte no chat.

Consulte agora mediQuo

Você tem mais perguntas?

Resolva suas dúvidas imediatamente perguntando ao profissionais de saúde

2 comentarios

  1. Filipa Frazão no 1:36 am

    Há 2 dias que tenho uma dor ligeira do lado direito antes do osso da bacia. Poderá ser apêndice?

    1. ROBERTA no 7:26 pm

      E aí melhorou? Espero q estejas bem

Deixe uma resposta