Eu tenho problemas com a ereção, podem ser os hormônios?

Talvez ao ter relações sexuais, você perceba que tem dificuldade em atingir ou mesmo manter uma ereção. Você vai se preocupar com isso, assim como o seu par. Hoje vamos mencionar as causas da impotência e como ela deve ser tratada.

Muitos fatores estão envolvidos na ereção, não só físicos (vascular, hormonal e nervoso), mas também psicológicos ou emocionais. A maioria dos homens apresentam problemas em algum momento com a ereção e que vai normalizar sem qualquer tratamento, mas para outros esse problema se repete com mais frequência e é o que poderíamos chamar de disfunção erétil (DE).

Em relação aos hormônios, a testosterona e a prolactina são os hormônios geralmente envolvidos, mas também há a presença dos hormônios tireoidianos ou adrenais.

Testosterona, o hormônio que se reduz após 50 anos

A testosterona é um hormônio sexual presente nos homens. Após os 50, a quantidade de testosterona nos homens cai lentamente e a disfunção erétil se torna mais comum. Porém, você tem que considerar alguns pontos ao pensar em um tratamento com testosterona, porque:

  • O tratamento com testosterona não é necessariamente útil para a disfunção erétil;
  • O tratamento com testosterona não melhora as ereções em homens com níveis normais de testosterona.

Causas da disfunção erétil

A incapacidade de alcançar uma ereção é geralmente causada por baixo fluxo sanguíneo para o pênis ou um problema com os nervos envolvidos nas ereções. Isso é resultado de outras condições, como endurecimento das artérias, pressão alta e colesterol alto ou diabetes. Essas doenças estreitam os vasos sanguíneos e reduzem o fluxo sanguíneo para o pênis ou danificam os nervos eréteis.

 

Como tratar a disfunção erétil

A maioria dos problemas de ereção pode ser tratada. Nós recomendamos:

  • Descarte causas médicas. A disfunção erétil pode ser um sinal de uma condição mais grave, como doenças cardíacas, pressão alta ou diabetes;
  • Revise os medicamentos que você toma. A disfunção pode ser um efeito de tomar certos medicamentos, incluindo aqueles para tratar a pressão arterial elevada, depressão, ansiedade, azia, alergias, dor, convulsões e câncer;
  • Faça mudanças no estilo de vida. Hábitos pouco saudáveis podem afetar a disfunção erétil. Exercite-se regularmente, perca peso, pare de fumar, beba menos e não use drogas;
  • Considere tomar um medicamento para aumentar as ereções. Certos medicamentos aumentam o fluxo sanguíneo para o pênis se tomados uma hora antes da atividade sexual. Eles são sildenafila (Viagra), vardenafila (Levitra) e tadalafila (Cialis). Entretanto, sempre converse com seu médico sobre os benefícios e riscos desses medicamentos.
  • Obtenha ajuda para problemas de autoestima. Depressão, ansiedade e problemas de relacionamento podem causar disfunção ou piorar a situação. Aconselhamento, sozinho ou com o seu par, pode ser muito útil. O seu médico pode encaminhá-lo para um especialista.

Você têm dúvidas?

 

 

*Conteúdo validado pela equipe médica mediQuo.

Você tem mais perguntas?

Resolva suas dúvidas imediatamente perguntando ao profissionais de saúde

Deixe uma resposta