Autoavaliação precisa. Autoestima. Saúde mental. MediQuo Brasil.

Melhore sua autoestima realizando uma autoavaliação precisa

Pessoas com baixa autoestima não se avaliam de forma clara. Dão demasiada importância às suas limitações e muito pouca às suas qualidades. Tendem sempre a sentir-se inferiores aos outros, já que costumam comparar sua imagem com a dos outros.

Para melhorar sua autoestima, é preciso quebrar essa imagem distorcida e se autoavaliar de forma precisa. Explicaremos uma série de etapas que você deve seguir.

Fazendo um inventário da nossa autoimagem

Você deve escrever o maior número possível de palavras ou frases para se descrever nas seguintes áreas:

  • Aparência física (geral e específica)
  • Relações com os outros (habilidades e fraquezas)
  • Personalidade (traços positivos e negativos)
  • Como você acredita que os outros o veem (habilidades e fraquezas percebidas)
  • Desempenho (descreva como enfrenta tarefas e trabalhos)
  • Funcionamento mental (raciocínio, capacidade de aprendizado, criatividade, cultura, conhecimentos específicos, especiais)
  • Sexualidade (percepção e sentimentos como pessoa no contexto sexual)

Uma vez que tenha feito a lista, marque com um + as palavras ou frases positivas (que representam qualidades) e com um – as negativas (que seriam suas limitações).

Se a maioria das palavras forem positivas e as negativas estiverem concentradas em uma ou duas áreas, isso significa que você tem uma boa autoestima, mas há áreas a serem melhoradas. Se você tiver muitos pontos negativos em muitas áreas, precisará trabalhar muito para melhorar sua autoestima. É hora de procurar um profissional para ajudar nisso. Continue elaborando a lista de fraquezas e qualidades, fazendo o seguinte.

Elaborando a lista de fraquezas

Na coluna da esquerda, escreva todas as palavras negativas que você anotou na lista anterior. Tente definir essas fraquezas de forma precisa e específica. Se houver exceções em alguma das fraquezas, também anote-as.

Elaborando a lista de qualidades

Na coluna da direita, escreva todas as qualidades positivas que você anotou na primeira lista. Depois, pense nas pessoas que você mais ama e admira, e em outra folha de papel, anote as qualidades que mais aprecia nelas.

Agora compare as duas listas e verá como possui muitas das qualidades que admira nos outros.

Autoavaliação precisa

Com todos esses dados, faça uma nova descrição de si mesmo em que reconheça todas as suas qualidades e descreva suas fraquezas de forma específica.

Com esta lista, você terá material para melhorar sua autoestima ao descobrir que também possui qualidades admiráveis e poderá enfrentar o desafio de melhorar suas fraquezas, uma vez que estão descritas de forma objetiva e realista.

Interiorize bem sua nova descrição, leia-a em voz alta e devagar para começar a mudar a forma como pensa sobre si mesmo.

Se você precisar consultar um médico, baixe o mediQuo e obtenha uma resposta instantânea. Nosso serviço médico inclui a possibilidade de receita médica.

Você tem mais perguntas?

Resolva suas dúvidas imediatamente perguntando ao profissionais de saúde

Deixe uma resposta