Método Kassing, bebê, alimentação, lactação, mamadeira, pediatria, saúde, médico

Método Kassing: dar mamadeira sem interferir na amamentação

Existem muitas mães que amamentam que acreditam e defendem os benefícios da amamentação. Mas o retorno ao mundo do trabalho, ou a necessidade de realizar outras atividades, ou mesmo um merecido descanso, nos obrigam a buscar métodos alternativos para alimentar nosso bebê. É nesse momento que os medos e as dúvidas nos assaltam, como: que mamadeira usar? Será que ela vai se acostumar com a mamadeira e aí não vai querer mais o seio?

Neste artigo falaremos sobre o método de kassing, explicaremos como administrar o leite com mamadeira, da forma mais semelhante ao que é a amamentação. É defendida como a forma de dar a mamadeira que menos interfere na amamentação, e é recomendada quando a mamadeira se destina a ser algo específico ou temporário.

Passos a seguir

  • Posição do bebê: coloque o bebê o mais vertical possível (em um ângulo de 90 graus). Não incline para cima, assim dificilmente se esforce para obter o leite, ele cai por gravidade. Se administrado deitado, também existe um maior risco de asfixia.
  • Posição da mamadeira: Coloque a mamadeira o mais horizontal possível, sem incliná-la, e insira o bico o mais na boca do bebê, para mantê-la bem aberta, da mesma forma que faria se estivesse amamentando.
  • Recomenda-se antes de iniciar o tiro: ativar o reflexo de pesquisa. Ou seja, não introduza as bochechas do babador para que ele procure e identifique que vai começar a comer.
  • Faça pausas durante a alimentação: Assim que o bebê estiver sugando, é recomendável fazer pequenas pausas a cada 15-20 sucções (retirando a mamadeira). Para que você perceba a quantidade ingerida e possa se sentir saciado. Haverá momentos em que ao retirar a mamadeira o bebê ficará calmo. Então não devemos oferecer mais. Mas se você continuar procurando, recomeçamos o ciclo.
  • Vá alternando os lados em cada tiro. É uma forma de simular que está mamando nos dois seios, promovendo assim o seu desenvolvimento visual igualmente.

Qual garrafa é recomendada

O mercado oferece uma grande variedade de garrafas, em termos de formato de embalagem e tipo de bico, para facilitar este método:

  • A mamadeira deve ser reta, não curva, pois mamadeiras curvas facilitam o fluxo do leite e menos esforço para o bebê sugar.
  • O mamilo deve ser redondo para se parecer com o formato do mamilo da mãe. Além disso, deve ser longo para que possa tocar o ponto de encontro do palato duro com o palato mole, como na amamentação.

Este é um método que recria as condições de pega e sucção da amamentação e é utilizado por muitas mães que não desejam interromper a amamentação, podendo, assim, combinar os dois métodos de alimentação. Porém, por se tratar de um método fisiológico, recomenda-se que seja o método geral de administração de mamadeiras, independente de qual seja o objetivo final: mamadeira ou amamentação. Bem, é o bebê que controla a velocidade e a quantidade que ingere. Minimiza a possibilidade de o bebê sentir confusão tetina-mamilo e permite que o bebê mantenha um ritmo correto de sucção-deglutição-respiração.

Bebês alimentados com mamadeira (leite materno ou fórmula) geralmente comem mais do que precisam.
Isso está relacionado a 2 causas: a velocidade do leite saindo da mamadeira, e que fazendo a mamada tão rápida, eles não “têm tempo” de sentir que estão saciados, dessa forma podemos saber quando o bebê está saciado e, portanto, não o alimente em excesso.

A superalimentação está relacionada a um maior risco de obesidade na vida adulta, por isso, quando damos mamadeira para nosso filho, seja por opção ou por necessidade, o ideal é fazê-lo da forma mais semelhante ao seio.

Você precisa consultar um especialista? Consulte no chat.

Consulte agora mediQuo

Você tem mais perguntas?

Resolva suas dúvidas imediatamente perguntando ao profissionais de saúde

Deixe uma resposta