DST

O que eu faço se eu tiver contraído uma DST?

Você se lembra de “lembra de usar o preservativo?“? Aquela campanha que, no início dos anos 90, promoveu o uso do preservativo como método para prevenir a propagação de doenças sexualmente transmissíveis e gravidezes indesejadas, ainda é mais relevante do que nunca. De fato, a Organização Mundial da Saúde continua a defender seu uso como a forma mais eficaz de prevenir a propagação de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

CLIQUE AQUI PARA PERGUNTAR AO SEU GP

As DST são infecções causadas por bactérias, vírus, parasitas e fungos, que se propagam de uma pessoa para outra durante o ato sexual, seja vaginal, anal ou oral. São muito comuns e variam de verrugas genitais a vírus da hepatite B ou HIV (Human Immunodeficiency Virus). Tanto homens quanto mulheres estão em risco se não forem tomadas medidas preventivas. A boa notícia é que o diagnóstico é simples e há tratamento e cura para quase todos eles.

Existem mais de 30 tipos de DST e a maioria não tem sintomas óbvios, mas não são menos perigosos por isso. Você pode ser infectado ou infectar algum parceiro sem saber. É por isso que é tão importante usar um preservativo como método de proteção durante o sexo e visitar seu médico regularmente para um teste de DST.

O que fazer se eu for infectado?

Não entre em pânico, se você acha que está infectado com uma DST, os sintomas podem aparecer imediatamente ou podem não aparecer até algumas semanas depois. Você deve ir ao seu centro médico para um teste de DST. É importante saber que existem tratamentos diferentes para cada tipo de DST.

Quais são as mais comuns?

Aqui estão as DSTs mais comuns, seus sintomas e como curá-las:

CLIQUE AQUI PARA PERGUNTAR AO SEU GP
  • Vírus do Papiloma Humano (HPV): é muito comum e, dependendo do tipo, pode causar qualquer coisa, desde verrugas genitais até câncer. Atualmente, existe uma vacina preventiva.
  • Clamídia: no início da infecção não há sintomas e só pode ser diagnosticada com um teste. Os sinais de alerta são dor e aumento de corrimento vaginal nas mulheres, ou corrimento peniano nos homens. É curado e tratado com antibióticos.
  • Gonorréia: também não tem sintomas inicialmente e é diagnosticada com um teste. Alguns sinais são: micção dolorosa e aumento da descarga. É tratado com antibióticos.
  • Hepatite B: Este é um vírus que afeta o fígado. Embora não haja cura, ela pode ser evitada pela vacinação.
  • Herpes genital: apresenta feridas e bolhas na área genital, mas uma vez que desaparece, o vírus pode permanecer inativo no corpo por longos períodos de tempo. Não há cura, mas os sintomas são efetivamente tratados com cremes.
  • Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV): é o vírus que causa a AIDS. Ela afeta o sistema imunológico, baixando as defesas do sistema imunológico. Ela também se espalha compartilhando objetos afiados (agulhas) com alguém que está infectado. Embora a AIDS tenha causado muitas mortes, hoje existem medicamentos que conseguem controlar a doença, tornando-a crônica e melhorando a qualidade de vida daqueles que sofrem com ela.
O que você pode fazer
  • Usar preservativos durante o sexo.
  • Faça testes regularmente para descobrir se você está infectado com uma DST.
  • Ao menor sintoma ou suspeita de infecção, não hesite em consultar um médico.
  • Se você estiver infectado, continue o tratamento que lhe foi prescrito.
  • Fale com seu médico para que ele ou ela possa lhe dizer quando você pode ter sexo novamente.
  • Se você fez sexo com várias pessoas, diga-lhes que você foi infectado por uma DST para que eles possam testá-la e não propagá-la ainda mais.
CLIQUE AQUI PARA PERGUNTAR AO CLÍNICO GERAL

*Conteúdo validado pela equipe médica mediQuo.

Precisa da ajuda de um profissional? Consulte no chat.

Consulte agora mediQuo

Você tem mais perguntas?

Resolva suas dúvidas imediatamente perguntando ao profissionais de saúde

Deixe uma resposta