Gastroenterite

O que é e o que eu devo comer quando eu tenho gastroenterite?

Em nosso ambiente, a gastroenterite tende a ser muito freqüente e de causa viral (também chamada gripe intestinal). Eles são muito desconfortáveis para aqueles que sofrem com eles, mas geralmente são limitados a alguns dias, e geralmente envolvem vômitos, diarréia, febre e dores e dores gerais.

Para encurtar sua duração e evitar complicações, sugerimos que você siga os seguintes passos:

  1. HIDRATAÇÃO: é muito importante recuperar todos os líquidos que se perdem, bebendo pouco a pouco e com freqüência. No início, recomenda-se iniciar uma dieta apenas líquida. Tente usar uma solução de reidratação da farmácia (soro) ou caseira (água, suco de limão, bicarbonato, sal e açúcar), melhor se estiverem frios. As bebidas isotônicas NÃO são recomendadas, pois não contêm as quantidades necessárias de potássio e contêm excesso de sódio, nem são bebidas de cola, elas não têm o conteúdo necessário!
  2. INTRODUÇÃO DE ALIMENTOS SÓLIDOS: uma vez tolerados os líquidos, os alimentos sólidos podem ser iniciados. Escolha arroz, pão torrado, cenoura, batata, banana madura ou maçã (se estiver cru, é melhor se oxidar, também pode ser comido assado sem açúcar e sem pele ou em compota). Quando for bem tolerado e as fezes tiverem alguma consistência, passe a um segundo passo: frango ou peru grelhado sem pele, peixe branco cozido ou grelhado…
  3. NORMALIZAR UMA DIETA BALANÇADA: à medida que você melhora, você pode começar a adicionar alimentos recomendados em uma dieta balanceada. Tente evitar as gorduras, os alimentos à base de massa ou fritos e os alimentos integrais.
Perguntas mais freqüentes
  • MEDICAÇÃO: Antibióticos, medicamentos para acabar com a diarréia e antiinflamatórios não são recomendados na maioria dos casos. Se houver febre, o paracetamol pode ser usado. Consulte seu médico se sua diarréia contém muco, sangue ou pus, ou se você viajou recentemente para um país estrangeiro. Cuidado com os antieméticos (medicamentos para parar de vomitar): eles podem ajudar em alguns casos, mas os clássicos NÃO devem ser dados às crianças. Consulte sempre seu pediatra antes de dar qualquer medicamento!
  • LACTOSE: não foi provado que a lactose deva ser retirada em crianças menores de 5 anos de idade em casos de gastroenterite leve. É possível reduzir a quantidade diária de leite e aumentar a quantidade de iogurtes naturais.
  • PROBIÓTICOS: Há evidências de melhoria, mas apenas para algumas fases. Consulte seu médico/farmacêutico para saber quais são os recomendados.

Precisa da ajuda de um profissional? Consulte no chat.

Consulte agora mediQuo

Você tem mais perguntas?

Resolva suas dúvidas imediatamente perguntando ao profissionais de saúde

2 comentarios

  1. claire no 3:01 pm

    morango pode?

  2. claire no 3:01 pm

    o morango pode? faça uma lista de frutas q podem!

Deixe uma resposta