Diferença-entre-teste_mediquo_Paula-García Amorós. PCR

Diferenças entre PCR, teste de antígeno, sorológico e rápido

A cada dia surgem novos exames para detectar esta doença tão presente, uns rápidos, outros mais lentos, uns no sangue, outros no nariz… Mas, que diferença há entre cada um deles? Para que são usados? Qual devo fazer?

Em primeiro lugar, temos que diferenciar dois tipos de exames: os que são feitos no momento agudo da infecção (quando temos sintomas) e os que são feitos depois, quando já passamos a doença.

Os primeiros nos informam se aqueles sintomas que temos são decorrentes da doença ou não, e os segundos nos dizem se já passamos por isso há muito tempo e temos imunidade.

Quando tivermos sintomas
  • PCR:

O PCR é um dos primeiros testes que surgiram. Consiste em um pedaço de pau que é inserido pelo nariz para extrair uma amostra da área atrás da garganta onde o vírus está coagulado. Esta amostra é levada para o laboratório em um tubo onde é analisada em cerca de 24-48 horas e eles nos dizem se estamos infectados ou não. O que ele detecta é o material genético do vírus na amostra de nosso nariz, determinando assim sua presença.

  • Teste de detecção rápida de antígeno:

Esse novo teste tem o mesmo procedimento usando o cotonete do nariz que o teste de PCR, mas, ao contrário disso, a amostra é analisada no momento em um pedaço de papel semelhante ao do teste de gravidez. O resultado leva de 5 a 10 minutos para sair e o que detecta é se há pedaços da cápsula do vírus em nossa saliva. É retirado quando temos sintomas há menos de 5 dias, pois nos dias seguintes o PCR é mais confiável.

Para ver imunidade
  • Sorologia de sangue:

É o teste mais confiável para determinar se temos anticorpos contra a doença. Consiste em uma coleta de sangue como qualquer análise normal que é posteriormente enviada a um laboratório para análise. Os resultados demoram cerca de 48 horas e normalmente são determinados dois tipos de anticorpos (IgG, que se positivo indica que temos imunidade contra o vírus e IgM, que nos diria que naquele momento estamos a combater o vírus).

  • Teste sorológico rápido:

Esta técnica determina o mesmo que a anterior, mas em vez de ser realizada por meio de uma extração de sangue normal, basta uma gota de sangue, extraída por picada no dedo. É analisado no momento em uma tira de teste que nos diz se temos ou não a presença de anticorpos. Ao contrário do anterior, não nos dá uma quantidade específica de anticorpos, apenas nos diz se o resultado é negativo ou positivo e muitas vezes não faz distinção entre os dois tipos de anticorpos (IgG e IgM).

Texto da Dra. Paula G. Amorós.

Têm dúvidas?

Consulte agora mediQuo

 

Você tem mais perguntas?

Resolva suas dúvidas imediatamente perguntando ao profissionais de saúde

Deixe uma resposta