A importância de beber água para evitar a desidratação

Sempre ouvimos que você tem que se hidratar com pelo menos dois litros de água por dia, mas vamos ver o que é verdade nesse ditado popular. A nossa especialista em nutrição, Dra. Sonia Cibrián, nos traz a resposta.

Deve-se dizer que a água é a bebida que melhor nos mantém hidratados, mas deve atender a alguns requisitos para cumprir sua função. A água deve ser potável, límpida, incolor e insípida. Além disso, também deixaremos claro que a água não fornece calorias e não engorda.

Por que é tão importante beber água diariamente?

Devemos estar cientes de que em situações, como quando praticamos exercícios físicos, ou em tarefas que exigem esforço físico, ou em situações de calor excessivo ou em episódios de vômitos e diarreia, devemos evitar a desidratação e, portanto, devemos aumentar a ingestão para que isso não aconteça.

Quando ficamos desidratados, a perda de líquido pode causar falhas em nosso corpo. Sonia Cibrián explica que para chegar a esse extremo, o corpo coloca em ação os seus mecanismos de controle e o mais comum é a sede, ou seja, o corpo é inteligente e envia informações ao nosso cérebro para indicar que estamos diante de uma situação de desidratação que devemos evitar.

Todo mundo tem que beber 2 litros por dia?

Como nutricionista, Sónia recomenda sempre um consumo adequado de água adequado para cada pessoa, uma vez que as necessidades podem variar de uma pessoa para outra. Devemos evitar a ingestão de bebidas açucaradas e alcoólicas, porque não só não hidrata, mas favorece o oposto, a desidratação, além de fornecer calorias ao nosso corpo. A ingestão de água da torneira ou engarrafada deve ser dada diariamente e, além disso, também podemos consumir outros alimentos, como frutas e legumes.

Sempre foi dito que você tem que consumir pelo menos 2 litros de água por dia, mas estudos mostram que poucas pessoas consomem essa quantidade diariamente. Apesar disso, nenhum sintoma de desidratação foi encontrado. A razão para isso é dada pelo fato de que não só bebemos água, mas também muitos dos alimentos que consumimos em nossa alimentação diária contêm água, e isso já nos dá entre 20 e 30% das necessidades diárias. É verdade que, nas estações quentes, as necessidades aumentam e, portanto, devemos beber mais de 2 litros por dia, diz Cibrián.

O que acontece com o nosso corpo quando não bebemos água?

Se não bebermos a quantidade recomendada, nosso corpo começa a apresentar manifestações, como:

  • Retardo do metabolismo e, portanto, a sensação de fadiga aumenta;
  • A pele parece estar mais seca e enrugada.
  • Maior risco de infecções urinárias;
  • Constipação (“prisão de intestino”). Especialmente durante a gravidez, é importante manter-se hidratado, pois desta forma evitaremos episódios de constipação, bem como ajudaremos a evitar hemorróidas;
  • Problemas de concentração;
  • E outros gatilhos, como diabetes, obesidade e distúrbios cardiovasculares ou respiratórios.

 

*Conteúdo validado pela equipe médica mediQuo.

 

Você tem dúvidas?

Você tem mais perguntas?

Resolva suas dúvidas imediatamente perguntando ao profissionais de saúde

Deixe uma resposta