Implante subdérmico, implante, método contraceptivo, efeitos colaterais, médico, saúde, ginecologia,

Tudo sobre o implante subdérmico: implanon

Implanon é um implante contraceptivo (contém 68 miligramas da substância ativa etonogestrel, uma hormona feminina que se parece com a progesterona) pré-preenchido num aplicador descartável. Vejamos algumas das respostas que Auris Andrade, especialista em ginecologia e obstetrícia, preparou para nós.

Quem pode usar?

Mulheres entre 18 e 40 anos.

A proteção (anticoncepcional) é por um período de 3 anos, com mais de 99% de segurança. Não protege contra a infecção por HIV (AIDS) ou qualquer outra doença sexualmente transmissível.

Como funciona?

O implante é inserido logo abaixo da pele. A substância ativa, o etonogestrel, atua de duas maneiras: – Impede a liberação de um óvulo dos ovários (mês a mês) – Produz alterações no colo do útero (aumento da secreção) que dificultam a entrada do sêmen no útero.

Quem não pode usar o Implanon?

  • Se você é alérgico ao componente etonogestrel.
  • Se tem ou teve história de trombose.
  • Se sofre ou já teve icterícia (pele amarelada).
  • Se teve ou é suspeito de ter cancro da mama ou dos órgãos genitais.
  • Se você tiver algum sangramento vaginal (sem diagnóstico).

É importante mencionar que um de seus efeitos adversos são as alterações no padrão de sangramento.

Tal como acontece com outros contraceptivos apenas com progestagênio, o padrão de seu sangramento menstrual pode mudar durante o uso. Você pode experimentar mudanças na frequência do sangramento (ausência, diminuição, sangramento mais frequente ou contínuo), intensidade (diminuição ou aumento ) ou em duração.

1 em cada 5 mulheres não apresenta sangramento, enquanto 1 em cada 5 mulheres apresenta sangramento frequente e / ou prolongado. Seu padrão de sangramento nos primeiros três meses geralmente indica seu padrão de sangramento futuro.

Posso ter cistos nos ovários?

Com o uso de todos os anticoncepcionais hormonais de baixa dosagem, pequenas bolhas ou bolas cheias de líquido podem se desenvolver nos ovários, chamadas de cistos ovarianos, e geralmente desaparecem por conta própria. Às vezes, eles podem causar dor abdominal leve e apenas raramente podem causar problemas mais graves.

É verdade que alguns medicamentos alteram o efeito do contraceptivo?

Sim, existem medicamentos que podem alterar não apenas o efeito do anticoncepcional, mas também podem ser atribuídos ao agravamento (aumento) de doenças estabelecidas, por exemplo, epilepsias. Sempre pergunte ao seu médico antes de decidir usar o anticoncepcional.

Se eu estiver amamentando, o implanon é seguro para usar?

Implanon pode ser usado durante a amamentação, embora uma pequena quantidade da substância ativa (etonogestrel) passe para o leite materno, não afeta a produção ou a qualidade do leite materno, nem o crescimento ou desenvolvimento das crianças.

Os efeitos colaterais mais comuns com o uso de implanon (1 em cada 10 pacientes podem ter):

  • Acne
  • Dor de cabeça
  • Aumento do peso corporal
  • Dor e tensão nos seios
  • Sangramento irregular
  • Infecção vaginal
  • Não se esqueça de mencionar outros efeitos ou sintomas que você apresentou ao seu médico.

É importante descartar gravidez antes de sua colocação, ela deve ser colocada nos primeiros 5 dias da menstruação e usar um método adicional (preservativo) nos primeiros quinze dias de sua colocação para aumentar a eficácia.

Você precisa consultar um especialista? Consulte no chat.

Consulte agora mediQuo

Você tem mais perguntas?

Resolva suas dúvidas imediatamente perguntando ao profissionais de saúde

Deixe uma resposta