A lista de perguntas que você deve responder antes de ir para a academia!

Certamente, você pode ser uma daquelas pessoas que, antes do verão, dizem que iam se preparar para o projeto biquíni ou mesmo, no retorno das férias, comentou: “em janeiro eu vou me matricular em uma academia”. Se você está lendo isso, é porque será fevereiro e você nem sequer tentou perguntar quanto é a mensalidade, ainda. Não se preocupe, porque você está no lugar perfeito para alcançar seus objetivos.

O fato é que nem todo mundo gosta de ir à academia e, na verdade, há aqueles que treinam muito melhor ao ar livre e outros só querem espaços fechados. A questão em si não é onde treinar, mas sim treinar, onde quer que você esteja. Você está cada vez mais perto de saber quais são essas perguntas, mas ainda está mais perto de alcançar seus objetivos e, acima de tudo, se viver ainda mais feliz. O exercício físico nos deixa mais felizes, pois geramos endorfinas e esses neurotransmissores aumentam o nível de prazer, fazendo com que esqueçamos a dor física e o desconforto geral.

Você conseguiria me dizer por que quer ser mais feliz?

Seja o que for, vamos ajudá-lo a alcançar seus objetivos e para isso precisamos apresentar-lhe as perguntas que você deve responder, antes de ir para a academia. Você deve respondê-las e o fato de ver as respostas escritas vai ajudá-lo a mentalizar que você tem que praticar exercícios para alcançar seus objetivos. Por tudo isso, você tem que ser constante e muito disciplinado. E lembre-se que é muito fácil perder a motivação. Todos sabemos que estamos muito motivados durante os primeiros dias, mas assim que a segunda semana passa já estamos dando as desculpas de que não temos tempo, que estamos sem desejo e, o pior de tudo, que não vemos resultados. Deixe-me dizer-lhe, em uma semana você não vê resultados físicos. O importante é que o esporte nos faz sentir felizes conosco mesmos e a mudança física virá com o tempo e não da noite para o dia.

Quando chegar a hora, a primeira coisa é estar ciente de que queremos mudar e levar um estilo de vida mais saudável. Portanto, vamos aos pontos principais:

  • Escolha o espaço físico ou a academia onde vai praticar a sua rotina de treinamento. Você deve praticar os exercícios que mais lhe interessam nos horários e com a logística que sejam mais adequados à sua rotina.
  • O próximo passo são as perguntas básicas que você deve fazer antes de ir para a academia:
    • Quando eu vou? Dias de semana ou finais de semana? Manhã, tarde, noite?
    • Quanto tempo devo treinar? Aquecimento, treinamento, alongamento?
    • Como vou para o local de treino? Andando, pedalando, de moto, de carro?
    • Para que vou treinar? Suas razões…
    • Por que eu quero treinar? Suas razões…
  • Agora que você conhece o site e já respondeu todas as perguntas… Você têm roupas esportivas? Para treinar não vale a pena ir usando jeans ou sapatos. Uma vez que você vai levá-lo a sério, você deve obter roupas confortáveis, se possível de algodão, uma vez que o suor vai evaporar muito mais rápido e a sensação de ter seu corpo suado não será tão desagradável.
  • A toalha e a garrafa de água não podem faltar na bolsa esportiva. Lembre-se de beber água antes, durante e no final do exercício físico, pois seu corpo precisa muito disso.
  • A próxima etapa será preparar a bolsa que você levará à academia e mentalizar que amanhã será o primeiro dia.

Por onde começo?

Se você chegou até aqui, é porque durante a leitura você vem se motivando a medida que  responde as perguntas. Agora vamos começar a planejar o seu dia na academia. Siga estes passos:

  1. Prepare seu corpo para o treinamento, aqueça por cerca de 10 minutos. Se você acabou de sair do trabalho, este momento deve servir para você se desconectar de tudo e pensar apenas em si mesmo. Relaxe o seu corpo, respire, beba água e ganhe força. Estique cada músculo que você vai treinar. Preparado?
  2. Agora é hora da rotina. O treino que todos estão fazendo atualmente é conhecido como treino HIT ou treinamento de alto desempenho, que mistura exercícios de força com exercícios cardiovasculares. Se você está voltando para a rotina ou acabou de começar a academia, essa rotina vai ser ótima. Leia aqui “a rotina que está na moda”.
  3. Não termine seu treinamento sem antes fazer o alongamento, é um dos melhores momentos. Você atingiu seu objetivo diário. Aproveite, porque você fez acontecer. Parabéns!

Para tudo isso, como em qualquer atividade, os horários e outros dados de treinamento devem ser observados. A razão é porque o resultado de tudo nos levará a ver se os objetivos que estabelecemos estão sendo alcançados ou não. Lembre-se, motivação é o que te faz começar e hábito é o que mantém o que você já começou. Coragem!

Em caso de dúvida, a melhor coisa que você pode fazer é consultar um personal trainer. Ele lhe ajudará a corrigir a postura durante o treinamento para evitar lesões e marcará os ritmos, repetições e séries de cada exercício. Além disso, ele modificará a sua rotina depois de um tempo e lhe ajudará a alcançar os seus objetivos, juntamente com bons hábitos alimentares realizados por um nutricionista. Essas duas especialidades são o par perfeito a considerar para os seus novos objetivos.

Você tem mais perguntas?

Resolva suas dúvidas imediatamente perguntando ao profissionais de saúde

Deixe uma resposta