Eficácia das vacinas COVID e outras PT, mediQuo, saúde, gripe, rotavírus, meningococo b, coronavírus

Eficácia e efetividade a das vacinas

Nos últimos meses, temos sido bombardeados ao vivo com os resultados dos ensaios clínicos de vacinas contra COVID-19. Eles nos deram números de eficiência de mais de 90%, mas isso é bom? É o suficiente?

A primeira coisa que nos interessa é qual é a eficácia de uma vacina, que nada mais é do que a proteção que ela oferece, administrada em condições ideais (ensaios clínicos). Por outro lado, temos a efetividade das vacinas, que é a proteção que se obtém após a sua administração em condições normais de prática clínica (programas de saúde). A efetividade já foi avaliada com a vacina comercializada.

As vacinas que temos atualmente em nossos programas de saúde, tanto para crianças quanto para adultos, têm um perfil de segurança muito alto, mas qual é sua eficácia e efetividade?

Eficacia vacunas COVID y otras PT

 

Nenhuma vacina é 100% eficaz. É importante saber e dizer isso para evitar uma falsa sensação de segurança absoluta. Mesmo se formos vacinados com algo, nem todos nós temos a mesma resposta imunológica. Por isso a vacinação universal é tão importante: se a eficácia não for 100%, mas toda a população for vacinada, o germe não poderá circular, então a gente vacinado estará protegendo tanto aqueles cujo sistema imunológico não respondeu de forma adequados, como aqueles que por razões médicas não podem receber uma vacina. A vacinação é um ato de proteção pessoal e proteção solidária.

Como exemplos, vale citar a aprovação do Bexsero® na Espanha em 2015, que gerou uma onda de pedidos para administrá-lo, com listas de espera nas farmácias. Esta vacina, que protege contra o meningococo B, o mais comum, tem uma eficácia calculada entre 70-80%, dependendo da área geográfica. Como é uma infecção rara, ainda não sabemos sua efetividade, mas sabemos que uma redução de 75% na INCIDÊNCIA foi observada no Reino Unido após 3 anos de vacinação universal.

Outro exemplo clássico é a vacina contra a gripe sazonal, com eficiências que variam entre 10 e 90% (depende da correspondência entre o vírus circulante e as cepas da vacina), e com efetividade que varia entre 40-60%. , dependendo de vários fatores, como o estado de saúde do indivíduo, idade, etc. Apesar disso, foi demonstrado que a vacinação reduz as internações hospitalares, internações em UTI e mortes atribuíveis à influenza em 80%.

Se formos às vacinas de alta eficácia, encontramos a vacina do rotavírus, uma vacina oral infantil não financiada, com uma eficácia superior a 90% e uma efetividade semelhante, apesar de uma cobertura de 60% das crianças (vacinas financiados têm uma cobertura superior a 96%). Apesar da baixa cobertura, por ser tão eficaz, pudemos observar como as consultas de emergência e as internações hospitalares por rotavírus foram reduzidas em 70%.

Agora podemos responder às perguntas iniciais sobre se uma eficácia superior a 90% das próximas vacinas COVID-19 é boa e suficiente. Claro! As vacinas, independentemente da sua eficácia, são, depois da purificação da água, a melhor ferramenta para salvar vidas. Anualmente, eles salvam entre 2 e 3 milhões de vidas. E o mais importante, eles estão seguros! Então, quando o COVID-19 for lançado, vou colocá-lo, e você?

Fontes consultadas:

  • Comitê Consultivo de Vacinas (CAV-AEP). Manual de Vacinas online da AEP [Internet]. Madrid: AEP; 2020. Disponível em: http://vacunasaep.org/documentos/manual/manual-de-vacunas
  • New England Journal of Medicine. Vacinação de bebês com vacina meningocócica do grupo B (4CMenB) na Inglaterra. 23 de janeiro; 382: 309-317. doi: 10.1056 / NEJMoa1901229. Epub 2020, 23 de janeiro.
  • 10 fatos sobre imunização. OMS 2019
  • Ortiz de Lejarazu R, Tamames S. Influenza vacination. Efetividade das vacinas atuais e desafios futuros. Enferm Infecc Microbiol Clin. 2015; 33: 480-90.

Texto. Dra. Raúl Morales, pediatra.

Precisa de ajuda? Consulte o profissional no chat.

 

Consulte agora mediQuo

Você tem mais perguntas?

Resolva suas dúvidas imediatamente perguntando ao profissionais de saúde

Deixe uma resposta