Mulher dormindo, distúrbio do sono, insônia, Ritmo-sono-vigília-Sara-Márquez-MediQuo

Dois processos fundamentais para o ritmo sono-vigília

Embora o sono possa ser considerado uma perda de tempo, o sono é um estado que envolve um modo diferente de consciência e funcionamento corporal. Tamanha é a sua importância que os distúrbios do sono tenham um impacto negativo na nossa saúde e bem-estar.

A falta de sono ou hábitos inadequados de sono podem ter impactos negativos em uma variedade de funções essenciais do corpo, como memória ou regulação metabólica.

Regulação do ritmo sono-vigília

O ritmo sono-vigília é considerado a partir da interação de dois processos opostos:

  • Por outro lado, à medida que o tempo passa sem dormir desde que acordamos, a pressão do sono aumenta. Se dormirmos por um período normal de tempo (6-8 horas), veremos como essa pressão do sono é reduzida rapidamente. Este processo é denominado regulação HOMEOSTÁTICA do sono e garante horas de sono adequadas para o bom funcionamento do nosso organismo.
  • Por outro lado, existe um ritmo CIRCADIANO que, em humanos e outras espécies de animais diurnos, é responsável por promover o estado de vigília durante o dia para aproveitar as horas de luz natural e realizar atividades básicas, e dormir durante o dia. noite. Esse processo depende de um “relógio interno” que regula a tendência de dormir de acordo com um padrão cíclico.
    A sincronia de ambos os processos (regulação homeostática e ritmo circadiano) é essencial para a manutenção de um ritmo sono-vigília adequado.

Marcapasos circadiano o “relojes internos”

São as estruturas responsáveis ​​por gerar ritmos no corpo com um ciclo aproximado de 24 horas. Existe um marcapasso principal localizado no hipotálamo e reguladores periféricos localizados em diferentes tecidos e órgãos. Esse marcapasso principal é influenciado pela luz ambiente e envia sinais para a produção de MELATONINA, substância secretada principalmente durante a fase escura, promovendo atividades que devem ocorrer durante a noite, como o sono.

Sociedade e distúrbios do sono

Há pouco mais de um século, após a invenção da luz elétrica artificial, foi rompido um padrão ambiental perfeitamente cíclico, como a alternância do dia e da noite com um período de 24 horas, produzindo um distanciamento progressivo entre nosso modo de vida e o ritmos ambientais.

As horas de trabalho e lazer mudaram para a noite, enquanto os estilos de vida sedentários aumentaram. Portanto, não é surpreendente que grande parte da população sofra de distúrbios do sono, cuja base se encontra nas alterações da cronologia biológica devido a estilos de vida inadequados.

Texto Dra. Sara Márquez, psiquiatra da mediQuo.

Precisa de ajuda? Consulte o profissional no chat.

Consulte agora mediQuo

 

Você tem mais perguntas?

Resolva suas dúvidas imediatamente perguntando ao profissionais de saúde

Deixe uma resposta