Idioma covid-19, covid, coronavírus, sintomas, sars-cov-2, mediQuo, consulta

Língua COVID: um novo sintoma de coronavírus

A lista de sintomas relacionados ao coronavírus continua se expandindo. Os sintomas mais comuns ainda são febre, tosse seca e cansaço. Além dos menos comuns, como diarreia, dor de cabeça, erupções cutâneas e perda do olfato, entre outros.

Tim Spector, professor de epidemiologia genética do King’s College London, foi um dos primeiros a alertar sobre esse sintoma por meio de uma de suas redes sociais, indicando que 1 em cada 5 pessoas com COVID ainda apresenta sintomas menos comuns que não estão listados no oficial Lista.

Este fato, já anunciado por Spector em sua rede social Twitter, foi confirmado pelo estudo do Hospital Universitário de La Paz e Atenção Básica do Serviço de Saúde de Madrid (SERMAS) da Comunidade de Madrid, publicado no British Journal of Dermatology que revelou novos sintomas associados ao SARS-CoV-2, incluindo a língua COVID.

A pesquisa conclui que 25% dos pacientes com COVID-19 apresentavam alterações na língua e na boca e até 40% nas palmas e sola. Os pacientes revelam que notam uma saburra amarela ou branca da língua que não pode ser removida com a escovação. Outros, entretanto, revelam uma língua completamente lisa.

Sintomas de COVID na língua

Os sintomas associados à língua COVID são os seguintes:

  • Pontos
  • Descamação
  • Depilação
  • Úlceras
  • Fissuras
  • Papilite lingual (espinhas)
  • Aumento de tamanho

Como já sabíamos, o vírus pode causar alterações no paladar, pois atinge as papilas gustativas e as vilosidades da língua, o que justificaria esse novo sintoma relacionado ao COVID-19.

Em qualquer caso, a linguagem é um aviso do nosso estado de saúde. Antes de qualquer mudança, de forma, cor ou textura, não deixe de fazer falta e consulte um médico.

Precisa de ajuda? Consulte o profissional no chat.

Consulte agora mediQuo

 

Você tem mais perguntas?

Resolva suas dúvidas imediatamente perguntando ao profissionais de saúde

Deixe uma resposta