Cataplexia, riso, desmaio, tônus ​​muscular, Jordi Évole, mediQuo, Saúde

Cataplexia, o riso que desmaia

A cataplexia é uma doença rara que consiste na perda súbita total ou parcial do tônus ​​muscular como causa de uma alteração forte e repentina do humor e geralmente está associada a 20% das pessoas com narcolepsia, um distúrbio crônico do sono.

Ao contrário da narcolepsia caracterizada por sucessivos ataques de sono, a cataplexia ocorre devido a fortes emoções, como riso ou choro e, como resultado, causa uma perda de tônus ​​muscular.

Pessoas com esta doença sofrem ataques de cerca de 30 segundos sem serem capazes de controlar seus músculos ou se mover. Normalmente, o pescoço relaxa e a cabeça cai para a frente, o queixo cai e os joelhos podem dobrar, causando quedas.

Sintomas

Os sintomas mais comuns de cataplexia são:

  • Fraqueza muscular repentina ou incapacidade de controlar total ou parcialmente os músculos do corpo.
  • Relaxamento dos músculos, fazendo com que a cabeça caia para a frente e o queixo caia.
  • Os músculos do rosto podem se contrair mostrando caretas ou expressões que não podem ser controladas.
  • Pode haver dificuldade em pronunciar palavras.
  • Às vezes, podem ocorrer tonturas e desmaios.

Tratamento

A cataplexia é uma doença que não tem cura, entretanto, existem tratamentos que reduzem seus sintomas que utilizam medicamentos antidepressivos, tendo também efeitos contra a sonolência diurna.

Recomenda-se estabelecer técnicas de relaxamento na rotina diária e repouso, além de uma alimentação saudável, evitar o álcool e o fumo será eficaz para evitar crises.

Você precisa consultar um especialista? Consulte no chat.

Consulte agora mediQuo

Você tem mais perguntas?

Resolva suas dúvidas imediatamente perguntando ao profissionais de saúde

3 comentarios

  1. Diana Martins no 2:21 am

    Olá boa noite, ainda hoje meu esposo ao rir após uma brincadeira q fiz,simplesmente apagou ficou como se estivesse a morrer eu fiquei em pânico a chamar por ele e bater no seu rosto e peito, e derrepente ele volta como se nada tivesse acontecido. Eu fiquei extremamente assustada, o que acham,deve procurar um médico?

    1. mediQuo no 5:35 pm

      Olá Diana. Muito obrigado por seu comentário! Em caso de dúvida, recomendamos que você consulte nossos consultores/médicos no chat. Baixe o app neste link https://bit.ly/2AXP9Dk Esperamos por você!

  2. Marluce no 11:26 pm

    Meu esposo tem problema cardíaco, ultimamente se ele sorrir perde os sentidos e desmaia, questão de segundo valta o normal, que pode ser isso?

Deixe uma resposta