Câncer de mama MediQuo, seu amigo médico. Bate-papo médico.

Tudo que você precisa saber sobre câncer de mama

O câncer de mama é muito comum entre as mulheres. Uma em cada oito mulheres é diagnosticada com câncer de mama em sua vida. Felizmente, as chances de recuperação são grandes se o câncer for detectado em seus estágios iniciais. Portanto, é vital que as mulheres façam exames de mama, mamografias, regularmente para detectar quaisquer alterações e que, se houver, sejam examinadas pelo médico. Recomenda-se que mulheres a partir dos 40 anos façam esse exame anualmente. Em mulheres com histórico de câncer de mama ou ovário, os testes de rastreamento devem ser iniciados mais cedo. Em casos raros, os homens também podem ser diagnosticados com câncer de mama.

Quais são os sintomas do câncer de mama?

O sintoma mais comum geralmente é um caroço ou uma área mais densa ou mais espessa de tecido mamário. Mas não entre em pânico, a maioria dos nódulos mamários não é cancerígena, embora seja sempre melhor controlá-los por um especialista.

Você deve ir ao médico se notar:

  • uma mudança no tamanho ou forma de um ou ambos os seios
  • secreção de qualquer um dos mamilos, que podem estar manchados com sangue
  • um caroço ou inchaço em qualquer axila
  • covinhas na pele dos seios
  • uma erupção no mamilo ou ao redor dele
  • uma mudança na aparência do seu mamilo, por exemplo afundar no seio
Quais são as causas do câncer de mama?

As causas exatas não são conhecidas, mas existem certos fatores ambientais, hormonais e de estilo de vida que podem aumentar o risco de câncer de mama. O câncer se apresenta com uma anormalidade nas células da mama. Essas células se dividem e se expandem rapidamente em um caroço. O conjunto de células pode se expandir de tal forma que pode metastizar por todo o tecido mamário, até os gânglios linfáticos e outras áreas do corpo.

Se encontrar alguma anormalidade, consulte o seu médico de família para que após a revisão das mamas ele a encaminhe ao especialista para exames. Esses testes podem consistir em um exame de mama (mamografia) ou uma biópsia.

Tipos de câncer de mama

De acordo com a parte do tórax em que se desenvolve, é dividido em:

  • Carcinoma in situ: câncer de mama não invasivo. Ela ocorre nos dutos mamários e não desenvolveu a capacidade de se espalhar para fora da mama.
  • Câncer de mama invasivo: é o mais comum e se desenvolve nas células que revestem os dutos mamários.
Como o câncer de mama é tratado?

Se detectada precocemente, pode ser tratada antes de se espalhar para outras partes próximas do corpo. Os possíveis tratamentos incluem: cirurgia, quimioterapia e radioterapia. A cirurgia geralmente é o primeiro tipo de tratamento, seguido por quimioterapia e radioterapia ou, em alguns casos, tratamentos biológicos ou hormonais. O tipo de cirurgia e o tratamento que você receberá dependerão do tipo de câncer de mama que você tem. O seu médico irá aconselhá-lo sobre o melhor plano de tratamento.

Nossa recomendação

  • Esse tipo de câncer é o mais comum em mulheres com mais de 50 anos. A parada precoce aumenta a sobrevida para 85% e o objetivo é detectar o câncer precocemente, antes que mais sintomas apareçam.
  • Lembre as pessoas ao seu redor de fazerem uma mamografia a cada dois anos, se tiverem entre 50 e 69 anos.
  • Se após o cocar você perceber alguma anormalidade, caroço, dor intensa ou secreção, vá ao médico para avaliá-lo e poderá prosseguir com o diagnóstico e tratamento necessários para o seu caso.

Estas são as 6 etapas que você deve seguir:

  • Braços retos na altura dos quadris e observe o tamanho dos seios na frente do espelho
  • Levante os braços e veja se há covinhas, vincos ou qualquer alteração em seus seios
  • Com dois dedos, sinta seus seios fazendo círculos para detectar uma área mais densa
  • Examine a área das axilas com dois dedos para detectar áreas densas
  • Examine seus mamilos para ver se há secreção ou massa densa ao redor da aréola
  • Repita as etapas 4 e 5, mas desta vez deitado e examine se há massas densas

*Conteúdo validado pela equipe médica mediQuo.

Têm dúvidas?

Consulte agora mediQuo

 

Você tem mais perguntas?

Resolva suas dúvidas imediatamente perguntando ao profissionais de saúde

Deixe uma resposta