Melhore a autoestima com uma autoavaliação precisa. mediquo, saúde, psicologia

Melhore a sua auto-estima conduzindo uma autoavaliação precisa

Pessoas com baixa autoestima não são avaliadas com clareza. Eles dão muita importância às suas limitações e muito pouca às suas qualidades. Eles sempre tendem a se sentir inferiores aos outros, pois tendem a comparar sua imagem com eles.

Para melhorar sua auto-estima, você deve quebrar essa imagem distorcida e se avaliar com precisão. Vamos explicar uma série de etapas que você deve seguir.

Faça um inventário de nosso autoconceito

Você deve escrever o máximo de palavras ou frases possíveis para se descrever nas seguintes áreas:

  • Aparência física (geral e específica)Relacionamento com outras pessoas (pontos fortes e fracos)
  • Personalidade (traços positivos e negativos)
  • Como você acha que os outros o veem (pontos fortes e fracos que eles percebem)
  • Desempenho (descreva como você aborda tarefas e empregos)
  • Funcionamento mental (raciocínio, capacidade de aprender, criatividade, cultura, conhecimento particular, especial)
  • Sexualidade (percepção e sentimento como pessoa na esfera sexual)

Depois de fazer a lista, marque com um + as palavras ou frases positivas (que representam qualidades) e com um – o negativo (que seriam suas limitações).

Se a maioria são sinais positivos e os negativos estão concentrados em uma ou duas áreas, significa que você tem boa autoestima, mas há áreas que precisam ser melhoradas. Se você tem muitos pontos negativos em muitas áreas, terá que trabalhar muito para melhorar sua auto-estima. É hora de entrar em contato com um profissional para trabalhar nisso. Continue desenvolvendo a lista de pontos fracos e qualidades, para isso, crie duas colunas e faça o seguinte.

Faça a lista de pontos fracos

Na coluna da esquerda, escreva todas as palavras negativas que você anotou na lista anterior. Tente garantir que essas fraquezas sejam definidas de forma precisa e específica. Se houver exceções em qualquer uma das fraquezas, apoie-as também.

Faça a lista de qualidades

Na coluna à direita, escreva todas as qualidades positivas que você mencionou na primeira lista. Em seguida, pense nas pessoas que você mais ama e admira e, em outra folha de papel, escreva as qualidades que mais aprecia nelas.

Agora compare as duas listas e verá como tem muitas das qualidades que admira nos outros.

Autoavaliação precisa

Com todos esses dados, faça uma nova descrição de si mesmo, na qual todas as suas qualidades sejam reconhecidas e nas quais suas fraquezas sejam especificamente descritas.

Com esta lista você terá material para melhorar sua autoestima ao descobrir que também possui qualidades admiráveis ​​e que poderá enfrentar para melhorar suas fragilidades, visto que são descritas de forma objetiva e realista.

Interiorize bem sua nova descrição, leia em voz alta e devagar para começar a mudar sua maneira espontânea de pensar sobre si mesmo.

Precisa da ajuda de um profissional? Consulte no chat.

Consulte agora mediQuo

Você tem mais perguntas?

Resolva suas dúvidas imediatamente perguntando ao profissionais de saúde

Deixe uma resposta